fbpx

Diagnósticos às Finanças Pessoais

Eliana Cristina Silva, 05 de Novembro,  2020

O primeiro passo para teres saúde financeira!

Quando pensas em organização das finanças pessoais o que te vem à mente?

Sentes que é algo fácil ou desafiante?

Tal como é importante cuidares da tua saúde física, também é importante cuidar da tua saúde financeira!

O 1.º passo para teres saúde financeira é fazer o diagnóstico às tua finanças pessoais!

O que é diagnóstico às finanças pessoais?

É fazer o levantamento de todas as despesas mensais e de todas as rendas (se for casal ou agregado familiar com mais de uma pessoa, é o levantamento de todas as despesas e de todas as rendas dos membros do agregado familiar). 

É muito importante que todos os membros do agregado familiar sejam e estejam envolvidos neste passo importante. Só existindo o comprometimento de todos os envolvidos é que se garante que os resultados do diagnóstico refletem a realidade das finanças pessoais/familiares.

Com este diagnóstico vais ficar a saber a totalidade dos teus rendimentos e a totalidade das tuas despesas. Só assim terás o controlo dos teus gastos e ganhos efetivos. Ao identificar a totalidade das tuas despesas e o seu valor, podes definir aquelas que são necessárias e aquelas que podes deixar de fazer, sem alterar o teu estilo de vida.

No diagnóstico financeiro deves estar atenta a:

  • Rendas (entradas) mensais – salários, bonificações, dinheiro resultante de trabalho extra, etc;
  • Despesas (saídas) mensais – eletricidade, água, casa, carro, alimentação, cinema, livros, etc

Sem saberes os valores exatos é impossível teres um diagnóstico financeiro que reflita a tua realidade!

Como fazer um diagnóstico de Finanças Pessoais?

Podes escrever num caderno, numa aplicação do telemóvel, ou fazer uma tabela simples no Excel. Aí juntas todas as rendas e todas as despesas do mês.

E depois o que faço com este diagnóstico?

Serve para perceberes e analisares onde gastas efetivamente o teu dinheiro. Assim podes conhecer qual o teu perfil financeiro e ajustar os teus objetivos e sonhos futuros.

Podes criar poupanças, iniciar uma estratégia para investimentos, e ao incluir toda a família podes passar conceitos importantes sobre dinheiro. Assim estarás a transmitir responsabilidade e literacia financeira para a próxima geração.

Sem um correto diagnóstico, sem saberes exatamente onde estás, não consegues fazer um planeamento adequado do teu futuro. Não conseguirás traçar metas, não terás forma de medir os teus resultados. Inicia o teu futuro hoje, começando o diagnóstico às tuas finanças pessoais.

Ajudo mulheres a superar os seus desafios e a planear uma vida financeiramente saudável, segura e próspera, criando estabilidade financeira para si e para as suas famílias
Publicações Recentes
Categorias
.